Topo

Comprar um carro com bitcoin? Alguns revendedores de automóveis estavam anos à frente de Musk

ÃO FRANCISCO (Reuters) - O revendedor de automóveis da Geórgia, Christopher Basha, estava muito à frente de Elon Musk ao adotar o bitcoin como moeda para a venda de veículos Ele começou a aceitar pagamentos de bitcoin em 2015, mas nenhum cliente se interessou. “Quase me esqueci disso”, disse ele.
Em 2017, os preços do bitcoin dispararam e um cliente usou a criptomoeda para comprar quatro Kias por um total de mais de US $ 150.000, disse Basha. Os pagamentos do Bitcoin aumentaram desde o final do ano passado, com os preços subindo.
Basha faz parte de um pequeno grupo de concessionárias de automóveis que tem aceitado bitcoin e outras criptomoedas de clientes muito antes da revelação da Tesla Inc de que comprou US $ 1,5 bilhão em criptomoedas e logo a aceitaria como forma de pagamento pelos carros. 

Os revendedores disseram que aceitar a criptomoeda é uma boa ferramenta de marketing e marca. Mas ainda é um nicho de negócios. A volatilidade dos preços e a ausência de bancos confiáveis ​​e outros intermediários financeiros tornam os pagamentos de bitcoin um risco para os negociantes que não entendem de tecnologia.
Basha, o revendedor Kia, disse que converte bitcoin em dinheiro imediatamente após o recebimento, porque acredita que é arriscado para uma empresa do tamanho dela manter um ativo tão volátil. Mas leva vários minutos para transformar bitcoin em dólares americanos em uma plataforma de pagamento, o que ocasionalmente leva a perdas médias de $ 300 a $ 400 em cada transação devido a movimentos de preços.
Certa vez, ele esqueceu sua senha para enviar bitcoins de uma conta para outra para fazer a conversão em dólares após receber pagamentos de um cliente. “Fiquei apavorado ... Não há intermediário que venha te salvar.”
Pietro Frigerio, um revendedor da Lamborghini em Irvine, Califórnia, disse que quando os preços do bitcoin dispararam em 2017, sua loja vendeu 20 carros em um mês. Mas durante a última alta, ele não viu muito aumento nos pagamentos de bitcoin. 

“As pessoas estão esperando que as taxas de câmbio subam ainda mais”, disse Frigerio, que também vende outros carros esportivos de luxo premium, como Bugatti e McLaren.
Ele disse que os clientes que compraram carros com bitcoin têm algo em comum: são jovens que acreditam fortemente na moeda virtual.
Peter Saddington, fundador da startup de criptomoeda Emrit, comprou um Lamborghini Huracan em 2017 usando bitcoin que comprou em 2011 por US $ 115 em uma tentativa de chamar a atenção para sua empresa e criptomoeda.
“(A jogada de Tesla) é com certeza um golpe de relações públicas”, disse ele à Reuters. “Mas Elon é muito progressista em seu pensamento, então faz sentido para mim que ele ofereça uma futura moeda para sua empresa.”

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br